7 erros que você pode cometer ao decorar apartamento sozinho

7 erros que você pode cometer ao decorar apartamento sozinho

Tá de mudança ou quer reformar o apartamento? Só de pensar em tudo o que precisamos fazer já vira um caos na cabeça. Mas há diversas coisas que devemos nos atentar na hora de decorar apartamento sozinho, principalmente nos erros que podemos cometer.

Decorar um apartamento é uma tarefa que exige tempo e dedicação, além de, claro, muita atenção. Não se deve sair comprando mil móveis e objetos por aí, e depois olhar para eles sem saber onde colocar. Decoração é planejamento e também é usar e abusar da criatividade. É uma arte! Porém, não é todo mundo que nasce com esse dom decorativo. Por isso, o Decorando Meu Apê resolveu listar alguns erros comuns para você se atentar na hora da decoração!

1) Comprar muitos móveis

Esse é um erro clássico que pode ser evitado facilmente. No momento de decorar o apartamento, jamais, em hipótese alguma, saia por aí comprando vários móveis sem se planejar. O apê pode ficar cheio de móveis que não ornam entre si, além de não se encaixarem ou simplesmente não terem o tamanho ideal para o ambiente. Já pensou que caos seria? Por isso, planeje-se sempre, seja sozinho ou com a ajuda de um designer de interiores. A imagem a abaixo é um exemplo de como fazer a decoração de forma certa:

2) Excesso de objetos decorativos

Quando você for decorar apartamento sozinho, atente-se para não exagerar nos objetos decorativos e deixar com que o cômodo vire um Carnaval de cores. É legal decorar com poucos itens e que combinem. Por exemplo, use um objeto metálico e um colorido que harmonizem com a decoração. Procure utilizar objetos de um tema em comum, ou que, mesmo com temas diferentes, fiquem legais juntos por combinarem cores, materiais, estilos, estampas e etc. O exemplo abaixo são de poucos objetos que têm o seu charme especial e ornam juntos.

3) Esquecer da circulação

Já visitou algum apartamento em que você mal conseguia passar de um cômodo para outro porque um móvel fechava a circulação? Pois é. Tome esse cuidado e não faça isso quando for decorar apartamento sozinho. Tire medida de tudo e pense se tal móvel ficará bom em determinado lugar. Não compre nada sem pensar e medir, esse é um dos piores erros na hora de decorar. Abaixo você pode ver o exemplo de um cômodo com ambiente livre para a movimentação das pessoas dentro do apê:

4) Ter medo de utilizar cores

As cores são o que dão vida na decoração. Você pode, e deve, colocar um toque de cor na decoração de apartamento, SIM! Elas trazem sensações ao ambiente e deixam tudo com um toque mais confortável. Mas vale a dica de não misturar muitas cores entre si, o ideal é seguir uma paleta de cores, que você pode encontrar na internet, variando os seus tons como no exemplo abaixo.

5) Deixar de aproveitar a varanda

A varanda também é um cômodo do apê e ele pode ser muito útil. Não se esqueça dela na hora de planejar a sua decoração. Você pode usar a varanda como sala de jantar, cantinho de home office, um lugar para relaxar, como você imaginar. Nesse post damos algumas dicas de decoração para varanda.

6) Não realizar a decoração de acordo com a necessidade

Ter uma prateleira cheia de livros é lindo e legal para decoração, mas até que ponto isso é útil? Você vai ler todos aqueles livros? Talvez você possa até ler, mas não tudo de uma vez e isso pode ser guardado. Além disso, você vai usar o seu apê para ser o cantinho de descanso, de trabalho, para receber amigos? Pense em como você quer usar o apartamento.

Por exemplo, para ser um cantinho de descanso, é bom usar uma decoração mais aconchegante. Já para usar o apê para trabalhar, deixe ele com mais cara de home office. Se você quer receber os amigos nele também, pense nos banquinhos e cadeiras que você vai precisar para recebê-los. Olha que legal a decoração abaixo para você receber algumas pessoas na cozinha e ser uma experiência ótima!

7) Colocar quadros fora do campo de visão

Ter quadros na decoração de apartamento é maravilhoso, mas você tem que saber usar isso ao seu favor. Pendure os quadros onde as pessoas enxergarão, como por exemplo um pouco acima do meio da parede. Não pendure alto demais, nem baixo demais. Coloque os quadros, mais ou menos, no campo de visão das pessoas, onde elas verão e chamarão a atenção delas. Aqui vai um exemplo de como fazer:

7 erros que você pode cometer ao decorar apartamento sozinho

Agora não tem desculpa para deslizar na hora de decorar o apartamento, né? Caso você ainda precise de ajuda, o Decorando Meu Apê tá aqui para te auxiliar na decoração!

DECORE COM POUCO DINHEIRO!

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*