Como escolher móveis para um apartamento pequeno

Quanto menor o nosso cafofo, melhor temos que saber aproveitar o espaço dele. Quem nunca ficou esbarrando em móveis, colecionando hematomas e se sentiu em um lugar apertado? Se os móveis forem escolhidos corretamente e pensados da melhor forma, podemos transformar um apartamento pequeno em um ambiente confortável, versátil e prático.

Os microapartamentos se popularizaram no Brasil por conta da praticidade para quem quer morar sozinho e pela economia de gastos que ele proporciona. As pessoas acham que é mais fácil encontrar móveis para um apartamento pequeno por necessitar de quantidades menores, mas não é bem assim. Você tem que saber aproveitar cada cantinho do melhor jeito possível, um passo em falso pode deixar o ambiente feio e diminuir as suas funcionalidades.

Por isso, daremos dicas de como escolher os móveis para um apartamento pequeno.

Não compre tudo ao mesmo tempo

É importante sempre medir cada cômodo, cada espaço mínimo, afinal, queremos ter o melhor proveito do lugar. Planeje antes, tenha em mente o que deseja. Se encontrar, leve uma fita métrica, meça o móvel e volte para casa para ver se ele se encaixa perfeitamente.

O ideal é ter uma distância de mais ou menos 60 centímetros de um móvel para outro. Comprar vários móveis por impulso pode deixar você frustrado e não saber o que fazer quando um não se encaixa onde você planejou.

Opte por móveis multifuncionais

Sabe aquela frase famosa “menos é mais”? Então, ela se aplica perfeitamente em apartamentos pequenos. O espaço já é reduzido, então é ótimo quando você consegue transformar os ambientes em multifuncionais com móveis. Por exemplo, uma mesa que muda de tamanho de acordo com a sua necessidade do momento, seja para receber visitas ou para deixar apenas no cantinho para você jantar. Ou também aquele sofá-cama na sala que é ótimo e versátil.

É nessa hora que você deve pensar se realmente aquele item que você viu na loja é essencial e não será só perda de espaço. É interessante escolher elementos que possam mudar de lugar. O banquinho que está na cozinha deve servir para a sala, para a área de serviço, etc, sendo multiuso também.

Móveis que ampliam o ambiente

Móveis retos possibilitam o encaixe entre os cômodos, aproveitando o espaço do apartamento pequeno. Assim, você consegue unir os ambientes deixando mais harmônico. Outra coisa que amplia os ambientes é o uso de espelho grandes na parede ou até vários espelhos pequenos que se unem. É legal também apostar em móveis que fiquem suspensos, assim libera o espaço no chão e deixa o ambiente mais leve, parecendo maior. Até a TV suspensa na parede é algo que deixa o ambiente mais fluido.

Se você ainda está com dúvidas e não sabe como decorar direito o seu apartamento pequeno, é legal ir atrás de alternativas para te ajudar a aproveitar da melhor forma o seu ambiente e adaptar isso com a sua cara, como o Decorando Meu Apê.

DECORE COM POUCO DINHEIRO!

One Comment, RSS

  1. […] e elas acabam ficando de lado. Por isso, daremos aqui algumas dicas de decorar varanda pequena e como otimizar o espaço do seu […]

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*